Domingo, 20 de Julho de 2025
18°

Tempo limpo

Palmas, TO

Política Ação Parlamentar

Dr. Vinicius Pires denuncia violência contra profissionais da saúde em Palmas

O parlamentar destacou casos recentes de agressões a médicas e apresentou um projeto de lei com medidas para proteger os profissionais durante o trabalho.

24/06/2025 às 10h57
Por: Redação
Compartilhe:
Dr. Vinicius Pires, vereador de Palmas
Dr. Vinicius Pires, vereador de Palmas

O vereador Dr. Vinícius Pires (Republicanos) usou a tribuna da Câmara Municipal na última sessão para denunciar a falta de segurança enfrentada por profissionais de saúde, principalmente médicos, nas unidades básicas de Palmas. O parlamentar destacou casos recentes de agressões a médicas e apresentou um projeto de lei com medidas para proteger os profissionais durante o trabalho.

Durante o discurso, Dr. Vinícius citou como exemplo a agressão sofrida pelas médicas Bruna Antunes e Stephanie Frota na Unidade Básica de Saúde (UBS) da 806 Sul. Ele relatou ainda ter recebido diversos relatos de profissionais que sofrem desacato, ameaças verbais e até coação para mudar condutas médicas.

“Falta o mínimo para o médico desenvolver sua função, falta segurança. Temos médicas trabalhando sozinhas à noite, em unidades sem vigilância, sem botão de pânico, sem rotas de fuga. E quando denunciam, nada é feito”, criticou o vereador.

Dados do Conselho Federal de Medicina, citados por Dr. Vinícius, revelam que mais de 4.500 médicos foram agredidos no Brasil em 2024, o que significa uma média de um caso a cada duas horas — a maioria em unidades do SUS e tendo mulheres como principais vítimas.

Além de manifestar apoio irrestrito às profissionais agredidas, Dr. Vinícius elogiou o posicionamento firme da Associação Tocantinense de Medicina de Saúde da Família, do Sindicato Médico e do Conselho Regional de Medicina. Ele informou que protocolou na Câmara um projeto de lei com diretrizes para resguardar a integridade física e psicológica dos profissionais de saúde no município.

“Não podemos permitir que quem cuida da população trabalhe com medo e sem proteção. É urgente que essa casa e o Executivo municipal assumam essa responsabilidade”, declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias